ÚLTIMOS POSTS



Novembro Azul - 10 Dicas para Prevenir o Câncer de Próstata


A Ação de conscientização Novembro Azul é uma grande divulgação na mídia brasileira para conscientizar os homens na prevenção e tratamento do câncer de próstata. A campanha promove uma grande iluminação na cor azul em pontos turísticos, a campanha também é apoiada por grandes artistas. 

O movimento também é composto por cartazes em estádios, corridas e em autódromos, além de grandes palestras para informar sobre o Câncer de próstata. O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte em homens. A causa do câncer de próstata ainda é desconhecida, mas é provável que seja uma mistura complexa de vários fatores, incluindo genética, raça, dieta, estilo de vida e exposição a produtos químicos.

O câncer de próstata se torna mais comum com a idade. É muito raro em homens com menos de 45 anos de idade. Estudos de autópsia tem encontrado câncer na próstata em cerca de 30% dos homens na faixa dos 50 e mais de 80% dos homens em seus 70. A história familiar também é importante. Se um pai ou irmão tinha câncer de próstata o risco é duas vezes maior. Se dois parentes próximos teve câncer da próstata o risco é aumentado 5 vezes. Embora não possamos mudar nossos genes ou evitar o envelhecimento, há algumas coisas que podemos fazer com o estilo de vida e suplementos nutricionais que podem ajudar a diminuir o risco de câncer de próstata:

1. Se livrar da gordura da barriga

A gordura visceral, a gordura dentro do abdômen é metabolicamente ruim. Ela produz substâncias inflamatórias e altera índices hormonais de forma a aumentar o risco de muitos tipos de câncer, incluindo câncer de próstata.

Mesmo se você não diminuir o seu peso total, mudando a gordura da barriga gordura visceral de gordura subcutânea é muito menos perigoso e pode reduzir seus riscos para a saúde. Seguir uma dieta baixo índice glicêmico e manutenção de altos níveis de atividade física podem reduzir a sua gordura visceral.

2. Coma vegetais

Há boas razões para que você coma brócolis. Os homens que comeram um dos vegetais crucíferos, que também inclui a couve-flor e couve, mais de uma vez por semana tinham 40% menos probabilidade de desenvolver câncer de próstata.

Isto pode estar relacionado com um produto químico, indol-3-carbinol, que tem efeitos sobre o metabolismo hormonal. Este mesmo produto químico tem sido associado a um risco menor de câncer da mama.

3. Coma produtos de tomate

As dietas ricas em produtos de tomate têm sido associadas a um risco reduzido de câncer de próstata. Isto pode estar relacionado com o licopeno antioxidante, embora isto ainda seja incerto.

Produtos enlatados ou processados ​​de tomate podem ser mais eficazes do que os tomates frescos do mercado. Tomates processados ​​estão autorizados a amadurecer completamente na videira e são rapidamente preservados, uma vez que são colhidos.

4. Ser Ativo Frequentemente

Estudos têm demonstrado que os homens que praticam sexo e ejaculam mais frequentemente podem ter um menor risco de câncer de próstata.

5. Suplementar com vitamina D

A deficiência de vitamina D está cada vez mais ligada a inúmeros problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, hipertensão, demência, perda óssea e vários tipos de câncer.

6. Aumente seu Ômega 3

Peixes óleos que são ricos em ômega 3 ácidos graxos poliinsaturados têm inúmeros benefícios à saúde. Óleos ômega 3 podem reduzir a inflamação e diminuir o risco de vários tipos de câncer.

Em alguns estudos, as dietas ricas em Ômega 3 óleos resultaram na medida em que uma redução de 63% no risco de câncer da próstata agressivo. Para assegurar uma ingestão consistente de Ômega 3 tomar uma alta quantidade de 1000 mg cápsula de óleo de peixe por dia.

7. Tome uma aspirina por dia

A aspirina tem sido mostrada para reduzir o risco de câncer de cólon, mama e de próstata. A desvantagem é que o risco de câncer de próstata em um determinado ano pode ser menor do que o risco de efeitos colaterais potencialmente perigosos da aspirina incluindo sangramento e hemorragia em cursos intestinais.

Tomar 325 mg por dia de aspirina pode reduzir o risco de câncer de próstata, mas gostaríamos de reservar este apenas para aqueles pacientes em risco muito elevado, tais como aqueles com uma forte história familiar.

8. Evite certos suplementos

Alguns suplementos podem aumentar o risco. Vitamina E, selênio é muitas vezes apontado como redução do risco de próstata. No entanto, os dados sobre esta é contraditória.
Um estudo, em 2008, não encontrou nenhum benefício e encontraram que altos níveis de selênio pode piorar câncer de próstata, uma vez que já se espalhou.

Suplementos de ácido fólico têm sido associados a um aumento do risco de câncer da próstata. Homens que tomaram 1 mg de ácido fólico por dia foram encontrados para ter três vezes o risco de câncer de próstata. Pelo contrário, as dietas com alto teor de fontes naturais de folato (o qual é tratado de forma ligeiramente diferente pelo organismo do que os suplementos de ácido fólico) foram encontradas para reduzir o cancro da próstata.

9. Comer uma dieta saudável

Aumento do risco de câncer de próstata tem sido associado com dietas que são ricos em gorduras saturadas, particularmente os de carnes vermelhas. Limitar o consumo de carne vermelha, mantendo uma alta ingestão de frutas e vegetais e limitar a ingestão de álcool tem sido associado com o risco de câncer de próstata diminuído.

Ter um peso saudável é muito importante, a obesidade aumenta o risco para vários tipos de cancer maligno e benigno e outras doenças, por isso muitas pessoas que estão acima do peso utilizam-se de recursos como dieta para emagrecer e para resultado em longo prazo a reeducação alimentar.

10. Os níveis mais baixos de DHT

Crescer células da próstata em resposta à hormona Di-hidrotestosterona. A produção deste hormônio testosterona pode ser bloqueada com medicamentos de prescrição, como a finasterida ou dutasterida, ou com o suplemento. Estudos dos medicamentos prescritos têm demonstrado uma diminuição de aproximadamente 25% na incidência global de cancro da próstata em homens que tomam a medicação.

No entanto, os canceres que ocorreram foram mais propensos a ter uma forma mais agressiva da doença. Redução dos níveis de DHT também pode ter alguns efeitos leves no desejo sexual e desempenho. Ainda assim, diminuindo DHT é o meio mais eficaz para reduzir o número total de cânceres de próstata e foi recomendado pela Associação Americana de Urologia e da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.


                                   Mais um artigo da minha parceira Rosi Feliciano do blogdarosi.com.br   

Comente pelo Facebook!

2 Comentários

  1. Novembro Azul é uma campanha importante de conscientização do câncer de próstata. Parabéns pela sua atitude em mostrar um pouco sobre essa causa.

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou passando para avisar que enviei um artigo sobre Consciência Negra, caso não tenha recebido entre em contato pelo novo email contato@pontomakeup.com, enviarei novas propostas por ele. Beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião...adoro interagir com vocês.

Sintam-se à vontade e voltem sempre!!!